Sejam bem vindos

Caros leitores, gostaria de informar que este blog é para promover enquetes, tirar dúvidas sobres certos assuntos e descobrir coisas novas. Não estamos aqui para promover a violência entre as pessoas e a propagação do nazismo. Temos nosso objetivo focado na ciência e contamos com você para nos ajudar.

Encarecidamente: Alexandre Rodrigues Filho, Gabriel Lopes Ribeiro e Marcelo Adorni.







terça-feira, 5 de julho de 2011

Prinz Eugen

  Prinz Eugen foi um cruzador pesado utilizado pela Kriegsmarine durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi batizado homenagem ao príncipe Eugênio de Savóia.
  Sua construção iniciou-se em 23 de abril de 1936 nos estaleiros da Krupp em Kiel, foi lançado ao mar em 22 de agosto de 1938 e comissionado em 1 de agosto de 1940.
  Ao final da Segunda Guerra o navio tornou-se parte da marinha americana, sob a série indicativa IX-300 e afundou em dezembro de 1946 em conseqüência de inundação provocada por avarias sofridas no segundo teste da denominada Operação Crossroads, ultimada em julho de 1946.

Batalhas:

  Por ocasião da Operação Exercício no Reno (Rheinübung), o Prinz Eugen tornou-se o navio escolta do couraçado Bismarck. Em 24 de maio de 1941 os dois navios alemães foram interceptados pelo cruzador de batalha HMS Hood e pelo couraçado HMS Prince of Wales. Nesse combate, o Prinz Eugen teve a primazia de ser o primeiro navio a obter impactos. O Prinz recebeu ordens de separar-se de seu companheiro de incursão e aproou para a França, debaixo de uma forte tromba d'água. Ludibriando a vigiância britânica e auxiliado pelas péssimas condições do tempo, o Prinz tomou o rumo de Brest.
  O porto de Brest era regularmente bombardeado pela RAF, e em 1 de julho o Prinz Eugen foi atingido provocando a morte 60 de seus tripulantes.
  O Prinz Eugen deixou a Alemanha com destino a Noruega em fevereiro de 1942. No dia 23 ele foi interceptado e torpedeado pelo submarino britânico HMS Trident, destruindo parte de sua popa. Depois de alguns reparos em Trondheim o cruzador retornou a Kiel para receber uma nova popa. O Prinz Eugen não estaria novamente operacional até 1943.
  A partir de agosto de 1944 o Prinz Eugen foi utilizado para atacar as unidades e alvos costeiros russos e impedir o avanço pela costa do Mar Báltico, além de transportar refugiados alemães. Em 15 de Outubro de 1944, devido a densa neblina no Mar Báltico, o Prinz colidiu com cruzador Leipzig, quase partindo-o em dois. Durante 14 horas as duas embarcações ficaram a deriva até que pudessem ser separadas. O Prinz Eugen foi reparado em Gotenhafen e depois continuou a disparar seus canhões contra as forças soviéticas.    Em 29 de Março de 1945 o cruzador pesado deixou Gotenhafen pela última vez até chegar a Swinemünde aonde desembarcaria os refugiados. O navio então partiu em direção a Copenhague e devido à falta de combustível não deixaria o porto novamente.
  Ao final da guerra, ele era um dos dois únicos cruzadores operacionais da Alemanha cruzador. O Prinz Eugen rendeu-se aos ingleses em Copenhague em 7 de maio de 1945.








Nenhum comentário:

Postar um comentário