Sejam bem vindos

Caros leitores, gostaria de informar que este blog é para promover enquetes, tirar dúvidas sobres certos assuntos e descobrir coisas novas. Não estamos aqui para promover a violência entre as pessoas e a propagação do nazismo. Temos nosso objetivo focado na ciência e contamos com você para nos ajudar.

Encarecidamente: Alexandre Rodrigues Filho, Gabriel Lopes Ribeiro e Marcelo Adorni.







terça-feira, 5 de julho de 2011

HMS Glorious

  O HMS Glorious deu o nome a uma classe de navios de guerra da marinha real Britânica. Foi construído nos estaleiros Armstrong Whitworth. Foi inicialmente construído como “um cruzador leve grande” durante a Primeira Guerra Mundial, pelos engenheiros do almirante Lord Fisher, e foram projetados para serem “Cruzador destroyer leves ”. Foram pretendidos originalmente para apoio pesado para operações nas águas pouco profundas do mar Báltico, o que nunca veio acontecer. Após a Primeira Guerra Mundial, foi convertido num porta-aviões, e afundado na Segunda Guerra Mundial, na evacuação das tropas britânicas da Noruega em 1940, com a perda de 1200 vidas.
  A 5 de Junho, o Almirantado envia os couraçados Renown e Repulse e os cruzadores Newcastle e Sussex para a Islândia na base de informações erróneas sobre a presença de poderosas forças alemãs na região.  Ao contrário disso, os couraçados Scharnhorst e Gneisenau acompanhados pelo cruzador Admiral Hipper, já reparado dos estragos que sofrera, iniciaram a caça às forças aliadas que retiravam da Noruega. No dia 8 de Junho, surpreendem o porta-aviões Glorious escoltado pelos destroyeres Ardent e Acasta. O Scharnhorst abre fogo a 14 milhas de distância. O primeiro tiro acerta na ponte de voo, precisamente quando quatro aviões Swordfish se preparavam para levantar voo com torpedos. Os tiros alemães abriram o Glorious como se fosse uma lata de sardinhas e apesar da tentativa de fuga e da furiosa resposta dos contratorpedeiros britânicos, o gigante foi despachado para o fundo num mar de chamas e explosões. Aos destroyeres aconteceu o mesmo, mas o Acasta com grande valentia ainda conseguiu colocar um dos seus torpedos no couraçado Scharnhorst numa espécie de ataque suicida. Esse torpedo causou 48 baixas à guarnição alemã do navio, colocou a torre da popa fora de combate e inundou dois compartimentos de máquinas que fez com que o couraçado não pudesse navegar a mais do que 20 nós. Este sacrifício levou a força alemã a retirar para Trondheim, mais a sul, pelo que os navios com as tropas aliadas de Narvique regressaram despercebidos à Grã-Bretanha. Entre eles, o cruzador Devonshire com a família real, o governo e as reservas de ouro do Banco da Noruega. Dos 1561 infelizes homens do Glorious e escolta, só sobreviveram quarenta e seis.








Nenhum comentário:

Postar um comentário