Sejam bem vindos

Caros leitores, gostaria de informar que este blog é para promover enquetes, tirar dúvidas sobres certos assuntos e descobrir coisas novas. Não estamos aqui para promover a violência entre as pessoas e a propagação do nazismo. Temos nosso objetivo focado na ciência e contamos com você para nos ajudar.

Encarecidamente: Alexandre Rodrigues Filho, Gabriel Lopes Ribeiro e Marcelo Adorni.







terça-feira, 5 de julho de 2011

Couraçado Scharnhorst

  Scharnhorst - foi um cruzador de batalha alemão da classe Scharnhorst, que combateu na Segunda Guerra Mundial. O navio foi construído em Wilhelmshaven, Alemanha e batizado em homenagem ao general prussiano Gerhard von Scharnhorst, que combateu Napoleão I. Em operação conjunta com o Gneisenau em 1939, ambos afundaram o cruzador auxiliar Rawalpindi, o porta-aviões britânico Glorious, os destroyers de escolta HMS Ardent e HMS Acasta, além de mais de 116 mil toneladas de navios mercantes aliados. O Scharnhorst se refugiou em Brest, onde se tornou alvo preferencial da RAF.

O fim do Scharnhorst:

  Em fevereiro de 1943, ele estava em reparos em Kiel. Pouco depois se lançou ao mar, e conseguiu chegar na Noruega. Em 25 de dezembro de 1943, ele tentava atacar comboios vindos da URSS, mas se deparou com os cruzadores britânicos HMS Belfast, HMS Sheftield e HMS Norfolk, que lhe causaram graves danos. Logo depois, o encouraçado HMS Duke of York e o HMS Jamaica deram o golpe final, atacando-o com tiros e doze torpedos, colocando-o a pique.
  Foi afundado no Mar de Barents próximo a Ilha dos Ursos. Estima-se que durante os combates recebeu em torno de 1900 granadas, 45 torpedos, sendo que 10 destes o atingiram. Dos 1.969 tripulantes a bordo, somente 36 foram resgatados. Sendo 30 deles resgatados pelo contra-torpedeiro Scorpion e os outros 5 pelo navio Matchless.
  O seu casco foi encontrado na década de 1990, constatando-se que a sua proa está separada do resto do navio. O convés está virado para baixo, e os destroços da batalha de 26 de dezembro de 1943 no Mar de Barents estão em toda a área do naufrágio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário