Sejam bem vindos

Caros leitores, gostaria de informar que este blog é para promover enquetes, tirar dúvidas sobres certos assuntos e descobrir coisas novas. Não estamos aqui para promover a violência entre as pessoas e a propagação do nazismo. Temos nosso objetivo focado na ciência e contamos com você para nos ajudar.

Encarecidamente: Alexandre Rodrigues Filho, Gabriel Lopes Ribeiro e Marcelo Adorni.







quinta-feira, 23 de junho de 2011

A ofensiva russa no verão.

  O avanço soviético é precedido por devastadores bombardeiros de artilharia, e as linhas alemãs se tornaram incrivelmente escassas por toda parte. Se a queda da frente meridional abre caminho ao avanço russo para a Romênia e os Bálcãs, ao centro o avanço soviético fecha as tropas inimigas em um bolsão perto de Minsk. Stalin ordena então preparar o ataque em grande estilo no front da Rússia branca. Sob o comando de Zukov, a ofensiva Bagration começa no dia 22 de junho de 1944, três anos após o ataque alemão a Rússia e poucas semanas depois do desembarque dos Aliados na Normandia. O ataque soviético tem sua ponta na Bielo Rússia, ao norte dos pântanos de Pripet. Na realidade, estende-se por uma linha que chega até o Báltico e é composta de sete grupos de exércitos ou de frentes de dimenções reduzidas, e por conseguinte, mais aptos a operações rápidas. A estes se opõe o grupo de exércitos Centro dos alemães, sob o comando de Ernst Busch, que havia sido proibido por Hitler de retroceder para além do rio Beresina, onde havia uma posição de defesa mais vantajosa.
  O ataque russo continua em duas formações de batalha, de modo a tentar penetrar nos flancos da defensiva alemã. Em uma semana os oviéticos que dispõe de muitas divisões de infantaria motorizada e meios de transporte fornecidos pelos americanos, avançam 250 Km e, no dia 3 de julho, reconquistam o Minsk. O grupo de exércitos Centro alemão é praticamente aniquilado: na metade de julho os russos expulsaram os alemães da Bielo-Rússia e também de boa parte da Polônia setentrional, conquistando importantes junções ferroviárias e ameaçando cercar os exércitos acampados nos países bálticos e na Prússia oriental. Em 10 de julho Vinius, capital da  Lituânia, cai nas mãos dos soviéticos. Poucos dias mais tarde a ofensiva soviética ao sul dos pântanos de Pripet parte em duas direções: uma para Lublin e o rio Vístula, outra para Lviv.
  Em seis semanas de ataques eniterruptos as forças blindadas russas aniquilaram 30 divisões alemãs.
  O grupo de exércitos Centro é destruído: 350.000 entre mortos, feridos e prisoneiros. A linha de frente alemã recuou cerca de 500 Km, da Rússia branca até as margens do rio Vístula. Um ano e meio depis do cerco de Stalingrado, os russos expulsaram a Wermacht de seu território. Entre junho e setembro de 1944 os russos penetraram na Estônia, Letônia e Lituânia e chegaram á fronteira da Prússia oriental, e os exaustos exércitos orientais de Hitler são atropelados pelo arrasador avanço do Exército Vermelho. Este porém, é obrigado a tomar fol~ego e reorganizar suas linhas de suprimentos para empreender a fase final da contraofensiva: a penetração em território alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário