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Encarecidamente: Alexandre Rodrigues Filho, Gabriel Lopes Ribeiro e Marcelo Adorni.







quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Armas da Itália durante a Segunda Guerra (part 2)

Morteiro 210/8:


  Este é uma arma estranha, pois, apesar de seu calibre, mais apropriado para operações estáticas contra fortificações, era considerada como arma móvel – e mais do que isso, como peça de montanha, que normalmente demanda material mais leve e transportável. Mesmo sendo uma boca de fogo que levava de 6 a 8 horas para ser embasada, o exército italiano conseguiu operar com sucesso com essas pesadas peças nas alturas dos Alpes (daí a necessidade de atirar para baixo) e algumas ainda estavam disponíveis na 2ª Guerra, para emprego na artilharia de nível exército. Os Mortaio da 210/8 PIAT e Mortaio da 210/8 d.a. diferem apenas em detalhes do reparo.


Especificações:


Modelo: Mortaio da 210/8 D.S.
Calibre: 210 mm L/8
Comprimento: 2,048 m (tubo); 5,50 m (total).
Altura: 1,5 m
Largura: 1,42 m
Peso: 2.100 kg (tubo), 8.830 (reparo); 9.200 kg (total em uso)
Elevação: -15º a +70º
Conteira: 360 graus
Munição: Granada-bomba (61,4 kg); Granada de ferro (100, 102,5 ou 103,6 kg). e Granada de aço (100,5 kg)
Cadência de fogo: 1 tiro a cada 7 ou 8 minutos (normal) ou 2 tiros a cada 5 minutos (emergência).
Alcance: 8.450 m (maximo)
Velocidade inicial: de 180 a 370 m/s






Morteiro Brixia:

  O morteiro Brixia era a arma de apoio padrão da infantaria italiana na Guerra, sendo que todos os infantes eram treinados a usá-lo, assim como os membros da juventude fascista, que usavam uma versão aligeirada. Era muito complicado e cheia de detalhes, como no caso de seu sistema de carregamento, por retrocarga. Além disso tinha uma bomba muito leve, especialmente quando comparada com os morteiros em uso por outros países. Apesar desses inconvenientes, a arma funcionava razoavelmente, sendo inclusive usada pelos alemães.

Especificações:

Modelo: 45/5 Modello 35 Brixia
Calibre: 45 mm L5
Comprimento: 26 cm (cano), 24,1 cm (alma)
Peso: 15,5 kg
Elevação: +10o a +90o
Conteira: 20o
Alcance máximo: 536 m
Munição: granada explosiva pesando 465 g, podia disparar bombas iluminativas e fulmígenas.
Cadência de tiro: até 30 tiros por minuto












Obuseiro Mortaio da 260/9 Modello 1916:


  Peça projetada na França, mas fabricada na Itália pela Ansaldo. Apesar do seu peso, podia ser deslocada com certa facilidade, apesar de ser necessário cavar um poço toda vez que era embasada, uma operação que levava um dia. O seu grosso calibre, contudo, a tornava útil na guerra de trincheiras. Nas condições móveis da 2ª Guerra, não teve um emprego maior, apesar de ainda ser usado. 8 peças também foram empregadas pelos italianos na Guerra Civil espanhola.


Especificações:


Calibre: 260 mm L/9
Comprimento total: 5,6 m
Comprimento do cano: 2,73 m
Largura: 1,4 m (embasado)
Peso: 11.830 kg (embasado), 12.560 kg (em ordem de marcha)
Conteira: 30º para ambos os lados
Elevação: 0º a +65º
Granadas: normal (219 kg), ligeira (215 kg) e penetrante (222 kg)
Cadência de tiro: 1 disparo a cada 15 minutos
Alcance: 9.100 m
Velocidade inicial: 350 m/s






Obuseiro Obice da 210/22 modello 35:

  Desenho feito pelos italianos junto com a outra série de armas projetada em 1935. Contudo, sua produção e colocação em serviço foi extremamente lenta: apenas 20 estavam em serviço em 1942, dos quais 15 operavam na frente russa. De qualquer forma, era um desenho de boas qualidades técnicas, apesar de um pouco ultrapassado e complexo, sendo adotado pela Hungria para fabricação sob licença. Os alemães, depois da rendição da Itália, mantiveram a arma em produção.


Especificações:


Calibre: 210mm L22
Comprimento total: 5 metros
Peso: 15,885 kg (em ação), 24,030 kg (em ordem de marcha, dividido em duas cargas, podia ser dividido em quatro)
Elevação: 0º a +70º
Conteira: 75º (dispunha de plataforma de tiro de 360º, mas as estacas das flechas tinham que ser removidas e recolocadas).
Velocidade incial: 560 m/s
Alcance: 15.407 m
Peso do projétil: 101 ou 133 kg








Obuseiro Obice da 75/18 modelos 34, 35 e 35/42:

  Obuseiro de montanha projetado tendo em vista as necessidades italianas, de um armamento leve, que pudesse ser desmontado em pacotes para transporte em montanha. O modelo 34, feito para essa função, podia ser desmontado em 8 fardos, sendo uma peça de boa características. O modelo 35, para fins de padronização, foi adotado nas unidades de artilharia de campanha, com escudo, mas sem a capacidade de ser desmontado. Nessa função a sua performance já não era tão adequada, devido ao curto comprimento do tubo. Uma versão para tração motorizada também foi feita.


Especificações:


Calibre: 75 mm L/18
Comprimento: 1,572 m (tubo)
Peso:: 800 kg (versão de montanha)
Elevação: -10o a +65o
Conteira: 50o
Granada: 6,3 kg (alto explosivo)
Velocidade inicial: 400 m/s
Alcance: 9.500 m (máximo)








Pistola Beretta Modelo 1934:

  A Beretta foi o resultado de uma evolução que começou com o modelo 1915, tornando-se uma das melhores pistolas desenhadas no entreguerras. Adotada pelas forças armadas italianas, sua excelente qualidade de fabricação tornou-a um troféu de guerra muito procurado, apesar de seu cartucho um pouco fraco para uso militar. Essa munição não era intercambiável com as armas de 9 mm alemãs, que usavam um cartucho um pouco mais possante. Apesar disso, a arma foi adotada pelos alemães, com o nome de Pistole P671(i).

Especificações:

Calibre: 9x17 mm (também conhecido como .380 ACP ou 9 mm Corto)
Comprimento total: 15,2 cm
Comprimento do cano: 9 cm
Peso: 568 gramas
Carregador: 7 cartuchos
Velocidade incial: 290 m/s







Reconhecimento Autoblinda Lince:

  Uma cópia do carro de reconhecimento inglês Daimler Dingo, 250 foram feitos pela Lancia depois do armistício de 1943 sendo usado por unidades fascistas e alemães no norte da Itália. Muito leve, armado apenas com metralhadoras e pouco blindado, a sua utilidade nas operações defensivas no Norte da Itália no final da guerra.


Especificações:


Comprimento: 3,2 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,63 m
Peso: 3,14 toneladas
Blindagem: de 8,5 a 14 mm
Motor: Oito cilindros, a gasolina (60 hp_
Velocidade: 86 km/h
Autonomia: 350 km/h
Armamento: uma metralhadora Breda de 8 mm
Tripulação: 2









Reconhecimento Autoblindo 41:

  Versão aperfeiçoada do Autoblindo 40, com a torre do tanque leve L6/40 com canhão de 20 mm. Podia receber um kit de adaptação para poder operar nos trilhos de ferrovias, sendo utilizados nesta configuração em patrulhas anti-partisans. Teve uma produção total de 550 veículos.

Especificações:

Modelo: Autoblindo 41
Peso: 7,5 ton.
Guarnição: 4 homens
Motor: SPA ABM 1, 6 cilindros (88 hp)
Velocidade: 78 Km/h (estrada) e 38 Km/h (off-road)
Alcance: 400 Km (estrada)
Comprimento: 5,2 m
Largura: 1,92 m
Altura: 2,48 m
Armamento Principal: Um canhão Breda mod. 35 de 20 mm
Armamento Secundário: Duas metralhadoras Breda mod. 38 de 8 mm (coaxial e ré do casco)







 
 
Submetralhadora Beretta 1938A:
 
  Excelente arma, a submetralhadora Beretta 1938A foi produzida em larga escala, mantendo, porém, um padrão de qualidade sem similar em outras companhias da época. Com a rendição da Itália em 1943, tornaram-se o armamento padrão alemão na península, pois controlavam a maior parte do país, confiscando a produção local.

Especificações:

Modelo: 1938A
Calibre: 9 mm
Comprimento: 946 mm (total) e 315 mm (cano)
Peso: 4,97 Kg (com carregor cheio)
Carregador: Pente com 10, 20, 30 ou 40 cartuchos
Cadência de Tiro: 600 tpm
Velocidade Inicial do Projétil: 420 m/s









Tanque leve Carro Armato L 6/40:

  Tanque desenhado pela FIAT para substituir os tanquettes em uso na Itália até 1939. Destinado a servir de veículo de reconhecimento e armar as divisões de cavalaria, tinha um desempenho compatível com os tanques leves do período de imediatamente antes da Guerra Mundial, mas já era um desenho incapaz de lidar com as realidades do conflito, apesar de ter sido usado no deserto e na invasão da Rússia, continuando em uso na milícia italiana até a década de 1950. Alguns veículos foram feitos com um lança-chamas e outros como veículos de comando, com mais equipamentos de rádio.

Especificações:

Comprimento: 3,78 m
Largura: 1,92 m
Altura: 2,03 m
Peso: 6.800 kg
Motor: SPA 18D 4 cilindros a gasolina (70 hp)
Velocidade máxima: 42 km/h
Autonomia: 200 km
Blindagem: 6 mm (mínima), 30 mm (máxima).
Armamento: um canhão de 20 mm L/35 Breda, uma metralhadora de 8 mm coaxial
Tripulação: 2









Tanque leve Carro Armato M13/40:

  Derivado do M11/39, do qual compartilhava o mesmo chassis, o M13/40 entrou em ação pela primeira vez no deserto africano, em 1940, onde mostrou-se vulnerável e sujeito a falhas. Dos 779 construídos, mais de 100 foram capturados em Beda Fomm, sendo usados pelo 6º regimento de tanques britânico e pelo 6º de cavalaria australiano.

Especificações:

Modelo: M13/40
Peso: 14 ton.
Guarnição: Quatro (comandante, motorista, metralhador e municiador)
Motor: SPA 8 TM40, 8 cilindros, diesel (125 hp)
Velocidade: 30,6 Km/h (estrada) e 14,4 Km/h (off-road)
Alcance: 200 Km (estrada)
Dimensões: 4,92 m (comprimento), 2,2 m (largura) e 2,38 m (altura)
Armamento Principal: Um canhão Ansaldo Modelo 37 de 47 mm/L32
Armamento Secundário: Metralhadoras Breda Modelo 38 de 8 mm (1 coaxial, 1 montagem dupla no casco e 1 antiaérea)
Munição: 104 projéteis de 47 mm e 3.048 projéteis de 8 mm
Blindagem do Casco: 25-42 mm (frente), 25 mm (lados e ré), 14 mm (teto) e 6 mm (piso)
Blindagem da Torre: 40 mm (frente), 25 mm (lados e ré) e 14 mm (teto)








Tanque leve Tankette Fiat-Ansaldo:

  Arma desenvolvida pelos italianos em 1933 e usada em combate na Etiópia, Espanha e no Norte da África, apesar de já obsoleta. 3.000 foram produzidos. Visto em ação por observadores brasileiros na Etiópia, 23 foram adquiridos por nós, ficando em uso até 1942. Na Itália, o seu chassis serviu, durante a guerra, como base de canhões autopropulsados.

Especificações:

Modelo: CV-33
Peso: 3.435 kg
Motor: Fiat-SPA CV3 4cilindros, 43 hp.
Comprimento: 3,18 m
Largura: 1,43 m
Blindagem frente: 13,5 mm
Blindagem lateral: 9 mm
Blindagem topo: 6 mm
Alcance: 125 km
Velocidade: 42 km/h
Armamento: duas Breda de 6,5 mm ou uma de 13,2 mm ou um lança chamas
Tripulantes: 2









Tanque Médio Carro Pesante P26/40:

 1º projeto italiano equivalente aos similares europeus, o P.26/40, com canhão de 75 mm e boa blindagem, teria sido um adversário terrível no deserto, porém, menos de 20 haviam sido produzidos até a capitulação da Itália, sendo todos confiscados pelos alemães que produziram mais uns 80, porém, somente 60 receberam o problemático motor italiano, na falta de substituto alemão. Esses carros foram usados na linha Gustav e em Anzio.

Especificações:

Modelo: P.26/40 - Panzerkampfwagen P40 737(i) na designação alemã
Guarnição: 4 (comandante, municiador, artilheiro e motorista)
Peso: 26 ton.
Comprimento: 5,8 m
Largura: 2,8 m
Altura: 2,5 m
Motor: SPA, V12, gasolina (330 hp a 2100 rpm)
Velocidade: 42 Km/h (estrada)
Alcance: 275 Km (estrada)
Armamento Principal: Canhão de 75 mm/L34
Armamento Secundário: 2 metralhadoras Breda de 8 mm (co-axial e AA)
Munição: 65 projéteis de 75 mm e 576 de 8 mm
Blindagem do Casco: 50 mm (frente), 40 mm (lados e ré) e 15 mm (teto e piso)
Blindagem da Torre: 60 mm (frente), 45 mm (lados), 40 mm (ré) e 20 mm (teto)








Transporte FIAT 508 CM:

  Variante militar de carro de desenho civil de grande uso na Itália de antes da Guerra, a Autovettura FIAT 508 CM, também conhecido como Fiat 1100 Torpedo Militare, foi o desenho mais comum de veículo de ligação italiano no conflito, sendo fabricado até 1945 em diversas variantes, inclusive uma para uso no deserto.

Especificações:

Modelo: FIAT SPA 508 C militare
Comprimento: 3,35 m
Largura: 1,37 m
Altura: 1,57 m
Peso: 890 kg (vazio), 1.152 kg (carregado)
Motor: Fiat 108 C, 4 cilindros a gasolina (1089 cc, 30 CV), refrigerado a água
Velocidade máxima: 95 km/h
Câmbio: 4 marchas a frente e uma a ré
Tração: somente nas rodas traseiras
Capacidade de carga: 4 passageiros







Transporte Lancia 3RO:

  Considerado como o melhor caminhão pesado do exército italiano, foi introduzido em 1938, com base em um desenho de 1933. Bem resistente, foram fabricados em versões de oficina de campanha, cisterna, cavalo mecânico, transporte de animais, transporte de peças de artilharia e de veículos leves, bem como base para canhões auto-propulsados. Mais de 10.000 foram fabricados até 1945, os últimos exemplares para o exército alemão. Na Itália, continuaram em serviço até 1965.

Especificações:

Comprimento: 9,9 m
Largura: 2,48 m
Peso: 5.610 kg
Motor: diesel, 5 cilindros, 6875 cm3 (93 CV)
Tração: 4x2
Caixa de marcha: quatro a frente e ré.
Velocidade máxima: 45 km/h
Autonomia: 450 km (consumo de 24 litros por 100 km)
Capacidade de carga: 3.000 kg, 32 homens, um carro ligeiro ou 7 cavalos.






 
















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